Quarta-feira, 7 de Maio de 2008

Fashanu - Saiu do armário para a morte

Justinus Soni Fashanu, filho de pais nigerianos, foi criado por uma família adoptiva em Attleborough, Inglaterra. Cedo mostrou talento para o futebol. Aos 17 anos assinou pelo Norwich City e fez três épocas de grande consistência que lhe valeram a chamada à selecção inglesa de sub-21.

Em 1981, com apenas 20 anos, foi vendido ao Nottingham Forest por um milhão de libras. Foi o primeiro futebolista negro a ser negociado por esse valor. Fashanu tinha o mundo na mão! Mas foi precisamente nessa altura que suaram os primeiros rumores da sua preferência homossexual. Começou a frequen- tar bares e casas nocturnas gay. Os rumores chegaram aos ouvidos de Brian Clough, o treinador do Notthingham. O técnico nunca escondeu o desconforto e gradualmente tirou-lhe espaço na equipa. Em pouco tempo, Fashanu foi obrigado a treinar à parte da equipa principal e acabou mesmo por ser emprestado ao Southampton.

A fama espalhou-se e o percurso futebolístico de Fashanu foi sempre a descer. Depois de uma passagem fugaz pelo futebol norte-americano, tentou o regresso a Inglaterra mas sem sucesso. A vida pessoal estava desfeita por causa do rótulo de homossexual.

Gay%20Times_Fashanu.jpg

Em 1990 decidiu que era o momento de revelar publicamente a tendência sexual. Fê-lo através de uma entrevista ao The Sun. Foi a primeira - e até agora única - vez que um atleta da primeira divisão inglesa "saiu do armário". Em vez de ganhar o respeito pelo acto de coragem, o atleta foi ainda mais rejeitado pela comunidade futebolística e ostensivamente isolado. Em Março de 1998, um adolescente norte-americano de 17 anos garantiu à polícia ter sido molestado sexualmente por Fashanu. A 2 de Maio desse ano, o ex-jogador enforcou-se na garagem de ca-sa, receando ser condenado pelo episódio. Estava enganado: a polícia preparava-se para arquivar o processo por falta de provas.

publicado por mirandelagay às 17:19

link do post | comentar | favorito
|
Concorda com o Casamento entre Pessoas do mesmo sexo?
SIM
NÃO
= ver resultados =

.posts recentes

. Transexual Grávido

. Ele à cada bicha

. A história vai dar-lhe ra...

. Casamento Civil entre pes...

. Este portugal envergonha-...

. Donativo sexy

. ...

. Países e Religiões de Mer...

. Histórias do Arco da Velh...

. Entre o mal e o Pior...

Free Hit Counter
Free Counter

.NEWS

.links

.tags

. todas as tags

.Março 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
25
26
27
28
29
30
31

Free Hit Counter
Free Counter

.NEWS

blogs SAPO